Momentos – Série “Cadernos da ALB”

Os Cadernos da ALB eram coletâneas temáticas, editadas em forma de brochura, apenas grampeadas, com aproximadamente 35 páginas. Foram produzidos pela Editora Mercado Aberto, também responsável pela publicação da Revista Leitura: teoria e prática. Indiciavam já materialidade e layout da capa, tratar-se de uma produção de baixo custo, na forma de um caderno escolar espiral.
Os Cadernos eram organizados por pesquisadores convidados e tinham como propósito “... aprofundar temas relacionados com o desenvolvimento e democratização da leitura no território brasileiro”. Tudo indica terem sido organizados a partir dos grupos de estudos do 5.º COLE em 1985. Algumas correspondências de professores que coordenaram esses grupos indicam propostas a serem desenvolvidas. Como exemplos, as de Roxane Helena R. Roxo e Anna Rachel M. Paes de Barros (PUC-SP); Maria Isabel Santoro (UNICAMP); Maria Bernadete Abaurre e Luís Carlos Cagliari (IEL/UNICAMP).
Apenas dois números foram publicados nesses 30 anos.
O Caderno nº 1 saiu em 1986, com o título “O bibliotecário e análise dos problemas de leitura” sob a organização do Prof. Ezequiel Theodoro da Silva.


O Caderno n.º 2 foi publicado, provavelmente no início de 1987, conforme atesta carta de fevereiro deste ano, da autoria da Prof.ª Maria da Glória Bordini (uma das autoras), informando os dados para pagamento de direitos autorais. Teve como tema “O ensino da Literatura no Segundo Grau”, sendo organizado por Regina Zilberman.


Fontes Consultadas: Cadernos da ALB n.1 e n.2, Correspondências recebidas e Livro de Atas, 1985.