Momentos – 1982: Divulgar a ALB


Um dos primeiros desafios da Diretoria Provisória da entidade foi a divulgação de sua existência. Nesse sentido, a ALB, já no ano de 1982, participou com representantes dos seguintes eventos: II CBE (Belo Horizonte, junho), SBPC (Campinas, julho), Seminário Latino Americano de Literatura Infantil e Juvenil (São Paulo, agosto), Congresso de Redação e Leitura no 3º Grau (São Paulo, agosto) e Bienal do Livro (São Paulo, agosto).
Na II Conferência Brasileira de Educação, a participação da entidade contou com a exposição de dois painéis sobre leitura e currículo escolar; distribuição de 1000 folhetos de divulgação sobre a entidade e uma apresentação do Prof. Ezequiel T Silva sobre a criação e histórico da ALB. 
Na III Bienal Internacional do Livro, foram distribuídos o Caderno de Resumos do 3º COLE, folhetos e cartazes para divulgação da ALB.
Em todos esses eventos, a ALB realizou também reuniões informais com associados e representantes de outras entidades como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Centro de Pesquisas Literárias da PUC do Rio Grande do Sul.
Uma das questões enfatizadas nesses encontros foi a necessidade de se ter uma espécie de Boletim que fortalecesse a entidade, registrando e informando a todos o seu trabalho cotidiano. Nesse sentido é que tem origem, em setembro de 1982, o primeiro Informativo da ALB. 


Fontes Consultadas: Informativo nº 1 e Atas de Reunião de Diretoria –  junho e julho/1982