Momentos – De Comitê para Diretoria Provisória (1981-1983)


A primeira reunião do Comitê Provisório indicado na Assembleia de Fundação da  ALB, ocorreu no dia 17 de dezembro de 1981, na Livraria Ler Bem, situada à Rua General Osório, 1157 – Campinas – SP. Todos os membros do comitê foram convocados através de uma carta enviada pelo coordenador geral do 3º COLE, Prof. Ezequiel T. Silva em 24 de novembro de 1891.
A ata dessa reunião nos informa que o grupo formado pelos presentes trataria dos seguintes assuntos: elaboração do Estatuto Provisório da ALB; encaminhamento dos tramites jurídicos da entidade e discussão sobre a composição da Primeira Diretoria Provisória da ALB.
Resolvida a constituição da Diretoria, iniciaram-se os esforços para a elaboração dos estatutos da entidade. Assim, o 1º Informativo da ALB, que circulou em setembro de 1982, registrou o trabalho do grupo nesse processo:
“Imagine um grupo de 6 pessoas (o Comitê Provisório) revendo a legislação e diversos exemplares de estatutos não-autoritários. O desejo de acertar, de recuperar as aspirações estabelecidas nas Assembleias dos dias 13 e 14/Nov./1981, comandou este ‘estafante’ trabalho. Depois os detalhes do escrevente: por duas vezes tivemos de reescrever partes dos estatutos a fim de contentar a burocracia do cartório. Valeu o suor: enfim publicados os extratos dos Estatutos da ALB no Diário Oficial!” (Informativo nº 1, p. 4)
Fontes Consultadas: Ata da Primeira Reunião do Comitê Provisório da ALB em 17/12/81 e Informativo nº 1 de setembro de 1982.