Momentos – Na origem da ALB: 1º COLE e 1ª Feira do Livro

1978 foi um ano marcante para a Educação, especialmente para a cidade de Campinas, pois foram realizados no mês de setembro a 1ª Feira do Livro e o 1º COLE (Congresso de Leitura) que nessa primeira edição contou com o 1ª COBI (Conferencia dos Bibliotecários) juntamente com a VIII Semana de Estudos de Biblioteconomia e Documentação.
Esses eventos envolveram a Faculdade de Educação/Departamento de Metodologia de Ensino – UNICAMP; Secretaria Municipal de Cultura de Campinas; Associação Campineira de Bibliotecários e Câmara Brasileira do Livro.
O 1º COLE aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro de 1978, no Teatro Interno do Centro de Convivência de Campinas. O tema escolhido para ele foi “Leitura para todos” e o evento colocou como foco a reflexão sobre a leitura e a divulgação da cultura no Brasil e, ainda, a caracterização da leitura para formação do leitor crítico, fornecendo aos professores propostas de atividades que proporcionassem a “melhoria do ensino da leitura”.
Numa programação bastante ampla, cobrindo temas como: leitura, linguagem escrita, divulgação da cultura e literatura. O evento reuniu figuras importantes do universo educacional e literário-cultural como a escritora Ruth Rocha, o jornalista Perseu Abramo, os educadores e pesquisadores Demerval Saviani, Moacir Gadotti, Milton José de Almeida, Maurício Tratemberg, Haquira Osakabe, Ezequiel Theodoro da Silva, Guiomar Namo Mello, e outros.
A 1ª Feira do Livro foi o primeiro evento em Campinas que reuniu várias editoras de São Paulo e do Rio de Janeiro, além dos livreiros campineiros. Foi realizada no período de 18 a 24 de setembro de 1978, no Centro de Convivência de Campinas, ocupando as galerias do Teatro, e teve o apoio da Câmara Brasileira do Livro.
A Feira compreendia atividades que não se limitavam apenas ao comércio de livros, mas contemplava realizações culturais que buscavam reunir e envolver pessoas de várias áreas do conhecimento através da leitura. Havia espaços para exposição de livros e revistas pedagógicas, jornais e revistas variadas. Foram criados momentos para discussão de obras da literatura, discussão sobre leituras variadas, stands para troca de livros, para doações, assim como ciclo de filmes e documentários, além de sessões de autógrafos com autores presentes ao evento.

Fonte Consultada: Programação Geral do 1º Congresso de Leitura do Brasil, 1978.