Momentos - Fundação da ALB

Resumo da Reunião de Fundação da ALB
A Associação de Leitura do Brasil (ALB) foi fundada na noite de 14 de novembro de 1981, em assembleia que convocava os participantes do 3º Congresso de Leitura do Brasil, no Salão Nobre da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Surgia em meio às discussões de um congresso que já estava em sua terceira edição. Conforme a Prof.ª Norma Sandra de Almeida Ferreira, ex-presidente da associação, em texto de 2009, no qual busca registrar a história da entidade, seu surgimento
...não foi uma iniciativa isolada. Neste mesmo período, outras entidades como a Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Educação - ANPED (1977), o Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES (1978), a Associação Nacional de Educação (1979) são criadas com intenções bastante próximas: incentivar, aglutinar e alimentar discussões, formar grupos de estudos e pesquisa, pautar as preocupações cotidianas dos educadores de uma dimensão política e não apenas técnica, transformar utopias em realidade, agora, aqui, coletivamente. Também propor soluções para as mazelas na educação, até então, censuradas e abafadas pelo período ditatorial no país.
Propunha-se naquela noite a criação de uma figura jurídica que pudesse, a partir daquele momento, coordenar e conduzir as discussões da área, até então organizadas e realizadas pela Faculdade de Educação (Unicamp) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, envidando esforços na conquista de maior democratização da leitura no país.
Não havia unanimidade entre os presentes. Questionava-se a necessidade de criação de uma entidade independente, quando se tinha a possibilidade de torná-la uma subsidiária da International Reading Association (IRA). Mas acabou vencendo a ideia de se ter uma associação nacional, ao lado de outras entidades que nasciam e se estabeleciam num momento do país em que era recente o processo de abertura política, após um período de ditadura militar.
Nessa assembleia indicou-se um Comitê Provisório, que conduziria os primeiros passos da entidade, procurando consolidá-la juridicamente.

Fontes Consultadas: Resumo da Reunião de Fundação da ALB e texto “Uma História da ALB” de Norma Sandra de Almeida Ferreira, 2009.