Momentos - A ALB na III Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 1982


Em 1982, uma correspondência recebida pela ALB, datada de 02 de junho registra o aceite, pelo presidente da entidade, de participação no III Seminário Latino-Americano de Literatura Infantil e Juvenil, uma das atividades da III Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Registra também a decisão da Câmara Brasileira do Livro, em ceder gratuitamente um pequeno espaço para instalação do stand da entidade, que havia sido pedido pelo professor em sua correspondência de 19 de maio do mesmo ano: Quanto à área institucional da ALB informamos que poderemos ceder um pequeno espaço no Pavilhão de Exposição, solicitamos, no entanto, que V. Sª formalize o pedido através de ofício, determinando a área desejada...
Assim foi que de 19 a 29 de agosto de 1982, a ALB (conduzida ainda por sua Diretoria Provisória) participou da III Bienal com um stand de livros, colocando à disposição do público a 1ª edição do livro “Leitura em crise na escola: as alternativas do professor”, organizado por Regina Zilbermam, além do Caderno de Resumos do 3º COLE, folhetos e cartazes para divulgação da entidade. Os membros de diretoria que permaneceram no stand e puderam representar a entidade no evento foram as professoras Olga Molina (vice-presidente) e Marli Ancassuerd (2ª secretária).

Fontes consultadas: Correspondência da Câmara Brasileira do Livro de 20 de junho de 1982 e Ata de Reunião da Diretoria Provisória da ALB datada de 31 de julho de 1982.